Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC-PA) - Professor - História (2018) Questão 45

“Acredito mesmo que, na capacidade para amoldar-se a todos os meios, em prejuízo, muitas vezes, de suas próprias características raciais e culturais, revelou o português melhores aptidões de colonizador do que os demais povos, porventura mais inflexivelmente aferrados às peculiaridades formadas no velho mundo. (...) [Desta forma], os portugueses precisaram anular-se durante longo tempo para afinal vencerem (...) o resultado é que as relações entre patrão e empregado costumam ser mais amistosas aqui do que em outra qualquer parte.”
(Holanda, 2001: 132/33. Holanda. Sérgio Buarque 2001.)
Uma das teses centrais de Buarque constitui-se em ilustrar a capacidade de adaptação do português no contato com novos povos. Segundo o autor,

  • A o português foi o melhor colonizador de todos os povos europeus, pois tem capacidade de adaptação, abrindo mão, às vezes, de algumas de suas próprias características.
  • B o povo lusitano destituiu-se totalmente de suas crenças e cultura, para então ambientar-se num Brasil povoado por outras crenças e culturas que a eles interessava dominar.
  • C o ideal mercantilista de busca de ouro e riquezas sobrepujou qualquer tentativa do português de manter suas manifestações culturais na América, continente distante o suficiente para exercer qualquer influência.
  • D da necessidade de povoar, dominar e conquistar as novas terras descobertas surgiu também, por parte dos portugueses, a necessidade de garantir a permanência dos novos povos, respeitando suas culturas e tradições.

Encontre mais questões

Voltar