Quadro Técnico do Corpo Auxiliar da Marinha (Quadro Técnico) - Serviço Social (2018) Questão 13

A análise do Serviço Social requer o estudo do movimento que envolve o exercício profissional e o processo de formação dos assistentes sociais em variados contextos e conjunturas, em uma perspectiva histórica e de totalidade. Nesse escopo, também está o estágio, sendo uma dimensão obrigatória no processo de formação profissional.


Sobre o estágio, assinale a opção correta, segundo Ribeiro (2016).

  • A O estágio curricular busca a segregação teoria-prática, funcionando como "forma de aprendizagem prática das estratégias de ação profissional comuns aos campos de atuação do Serviço Social".
  • B O estágio é um elemento articulador exclusivo na relação universidade-sociedade, construindo um movimento que perpassa os três núcleos, cujas propostas enfatizam categorias centrais da vertente marxista.
  • C O estágio pode viabilizar apenas uma articulação horizontal das diversas disciplinas e atividades que compõem os três núcleos do projeto de formação, conjugando o eixo da formação, as disciplinas e o mundo do trabalho.
  • D O estágio curricular, sendo uma dimensão da formação profissional, é afetado, substantivamente, quando existe uma desvinculação entre direção social do processo de formação e o exercício profissional.
  • E O estágio foi reconhecido por lei como ato educativo escolar supervisionado e desenvolvido no ambiente de trabalho, possuindo caráter acadêmico ao mesmo tempo em que é uma atividade instituída em empresas.