Amenorreia primária é definida como ausência de menstruação aos 14 anos de idade, na ausência de desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários, ou aos 16 anos com desenvolvimento normal dos caracteres sexuais secundários. Em geral, a amenorreia primária é mais grave, pois decorre de problemas genéticos, congênitos ou orgânicos, de solução, às vezes, difícil. Com relação às causas de amenorreia primária e suas principais características, assinale a alternativa correta:
- A A agenesia vaginal trata-se de um distúrbio recessivo ligado ao X (46XY), causado por resistência à testosterona devido a defeito no receptor androgênico, resultando em fenótipo feminino, com genitália externa feminina, mamas desenvolvidas, poucos pelos e ausência de útero, tubas e parte superior da vagina.
- B A disgenesia gonadal é um defeito funcional dos receptores de gonadotrofinas nos folículos ovarianos, causando resistência ao estímulo hormonal e aumento de FSH e LH, com cariótipo 46XX e caracteres sexuais normais. Pode reverter espontaneamente e ter como causas infecções, síndrome dos ovários policísticos, quimioterapia, radiação e neoplasias.
- C A amenorreia funcional é um distúrbio sem causa patológica, caracterizado por secreção anormal de GnRH, resultando em anovulação, baixos níveis de estradiol e relação FSH/LH elevada. Pode ser desencadeada por distúrbios alimentares, exercícios intensos ou estresse.
- D Na Síndrome dos Ovários Resistentes, a amenorreia ocorre devido à substituição dos ovários por tecido fibroso, impedindo a produção de estrogênio. Apesar da genitália externa e do útero se desenvolverem até a puberdade, há falha de maturação hormonal. O quadro inclui baixa estatura, malformações e gônadas indiferenciadas.
- E A síndrome de Turner é a principal causa de amenorreia primária, levando à falência ovariana precoce, altos níveis de FSH e ausência de oócitos. As pacientes apresentam fenótipo infantil, órgãos genitais hipoplásicos e gônadas em fita.