Secretaria de Estado de Saúde - Distrito Federal (SES-DF) - Gestor em Saúde (2020) Questão 109

Um paciente de 27 anos de idade foi encaminhado pelo médico hepatologista com diagnóstico de esteato-hepatite não alcoólica ou nonalcoholic steatohepatitis (NASH). O paciente é universitário, com excesso de peso compareceu ao consultório com o objetivo de perda de peso, melhora da saúde e tratamento da NASH. Refere elevação de aminotransferases. Quanto à antropometria e à composição corporal, verificaram-se peso = 98,7 kg; altura = 1,61 m; IMC = 38,08 kg/m²; perímetro da cintura = 117 cm; CMB = 25,5; e percentual de gordura = 34% (3 pregas – protocolo Jackson e Pollock). Na tabela a seguir, encontram-se os exames atualizados.



Segundo relato do paciente, episódios de sonolência diurna e apetite aumentado sob estresse são bastante frequentes. Refere ausência de alterações na diurese e na função intestinal. Nega uso de medicamentos e ingestão de bebidas alcoólicas. Ao exame físico, observou-se a presença de acantose nigricans.


Em relação a esse caso clínico e com base nos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir


A doença hepática não gordurosa (DHNG) ocorre quando há infiltração de triglicerídeos superior a 10% do peso do fígado, e esse acúmulo não está associado ao consumo de álcool e a outras doenças.

  • Certo
  • Errado

Encontre mais questões

Voltar