Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) - Assistente em Administração (2013) Questão 9

TEXTO 1

Não corra, caminhe rumo ao sucesso

(1)     Quem não quer ser bem-sucedido? Se fizermos esta pergunta, a resposta é unânime: todos queremos! Mas quem de fato está preparado para isso? Todos sonham com as coisas maravilhosas que o sucesso traz, mas poucos sabem que seu preço às vezes é realmente alto.

(2)     Ninguém quer saber das mazelas, das consequências inesperadas que a busca pelo sucesso pode ocasionar. Conheci um homem que foi muito rico, muito bem-sucedido e que, não tendo estrutura para aguentar a vida que se transformou, perdeu sua essência, sua capacidade de acreditar, de confiar. Esse homem tornou-se um zumbi, um escravo da própria ambição sem limites, e acabou perdendo sua família e aqueles que lhe eram mais caros. Compensou?

(3)     Talvez muitos achem que sim, apesar de tudo, mas a lição que se aprende é que não adianta correr. O sucesso deve ser saboreado aos poucos ou pode acabar envenenando. Quando perdemos a capacidade de discernir entre o certo e o errado em nome das conquistas, é hora de ligar a luz de alerta.

(4)     Cuidado! É muito fácil perder a cabeça, nos achar melhores que os outros, sentir tanto orgulho de nós mesmos que desprezamos quem nos cerca, quando temos sucesso, quando somos vitoriosos cedo em nossas carreiras, quando o sucesso chega rápido. Por isso é preciso cuidado, por isso o sucesso deve ser alcançado sem pressa, com maturidade, para que possamos desfrutar dele em toda sua plenitude e com tudo de bom que ele nos traz.

(5)     Não tenha pressa em obter um êxito completo em sua vida. Pelo contrário, aproveite as vitórias e garanta condições de plantar sempre as sementes de uma nova colheita. Saiba esperar, pois também se é feliz na expectativa, e não somente nas realizações.

(6)     Aprenda a caminhar em direção ao sucesso, e não a correr desembestado, sem propósito, sem tempo para aproveitar o que já conseguiu. Assim você conhecerá o sucesso por completo e poderá aproveitá-lo em todos os aspectos.

Texto disponível em: http://www.simonecastillo.com.br/artigos.asp?id=75. Acesso em 24/07/2013. Adaptado.



Analise as relações de sentido apresentadas a seguir.


1) O trecho: “Esse homem [...] acabou perdendo sua família e aqueles que lhe eram mais caros.” (§ 2) manteria seu sentido se a palavra sublinhada fosse substituída por “queridos”.


2) No trecho: “Quando perdemos a capacidade de discernir entre o certo e o errado em nome das conquistas, é hora de ligar a luz de alerta.” (§ 3), o termo destacado equivale a “distinguir”.


3) No trecho: “por isso o sucesso deve ser alcançado [...] com maturidade, para que possamos desfrutar dele em toda sua plenitude” (§ 4), o termo destacado tem o mesmo sentido de “usufruir”.


4) O trecho: “Aprenda a caminhar em direção ao sucesso, e não a correr desembestado, sem propósito” (§ 6) teria seu sentido inalterado se a expressão destacada fosse substituída por “despropositadamente”.

Estão corretas:

  • A 1, 2 e 3, apenas.
  • B 1, 2 e 4, apenas.
  • C 1, 3 e 4, apenas.
  • D 2, 3 e 4, apenas.
  • E 1, 2, 3 e 4.