Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IF-RJ) - Tecnólogo - Gestão de Eventos (2015) Questão 22

“A principal área de decisão estratégica para os gerentes de eventos com respeito aos recursos humanos é a formação de pessoal, pois sem ela não há nada para se “estrategizar”!

(Allen, O’Toole, McDonnell, Harris: Organização e Gestão de Eventos, ed. campus, 6ª tiragem p. 77)

Avalie se, nesse processo, notadamente em eventos de médio e grande porte, as seguintes ações são fundamentais para o adequado planejamento do evento:

I. Decidir o número de funcionários necessários para a realização de cada tarefa.

II. Determinar a composição necessária de capacidades, qualificações e experiência requerida por cada função de cada tarefa.

III. Determinar o momento em que a execução de cada tarefa deve começar, em quanto tempo ela será executada, e se há tarefas que têm de ser executadas antes dela e quais dependem dela para ser iniciadas.

IV. Avaliar se para a execução de cada tarefa será necessária a contratação de serviços terceirizados, em que momento e por quanto tempo.


Estão corretas as ações:

  • A I e II, apenas.
  • B III e IV, apenas.
  • C I, II e III, apenas.
  • D II, III e IV, apenas.
  • E I, II, III e IV.