Prefeitura Municipal de Morro Agudo - Enfermeiro (2020) Questão 51

O enfermeiro de uma unidade recebeu os resultados dos exames de rotina das gestantes, e, entre eles, havia um positivo para sífilis. Tentou contato telefônico uma vez sem sucesso. Na data agendada para a consulta seguinte da paciente, esta não compareceu, e o enfermeiro encerrou o caso no sistema de pré-natal como abandono de seguimento, considerando que a paciente havia desistido do acompanhamento.


Diante do Código de ética dos profissionais de enfermagem, o processo de decisão do enfermeiro em relação ao encerramento do caso foi

  • A correto porque não se trata de situação de urgência-emergência em que o profissional é obrigado a dar continuidade à busca para assistência.
  • B correto porque é seu dever fundamentar suas relações no respeito e na diversidade de opinião.
  • C correto porque é proibido utilizar o poder que lhe confere a posição ou cargo para impor ou induzir ordens ou qualquer tipo de conceito.
  • D incorreto porque as possibilidades de encontrar a paciente não se esgotaram, e o encerramento do caso implica negligência ao binômio mãe-filho.
  • E incorreto porque é seu direito abster-se de revelar informações confidenciais de que tenha conhecimento em razão de seu exercício profissional.

Encontre mais questões

Voltar