Prefeitura Municipal de Gravatá - Nutricionista (2020) Questão 30

Analise as afirmativas a seguir:


I. A nutrição materno-infantil compreende alguns momentos distintos da vida de uma mulher, partindo das tentativas de engravidar e compreendendo, também, o período da gestação, da alimentação da mãe e do bebê. Um nutricionista materno infantil é capaz de orientar o casal sobre quais os melhores alimentos para a fertilidade feminina e masculina, podendo, ainda, prover orientação psicológica e pedagógica para as crianças nos seus primeiros anos de vida.

II. A Fórmula infantil de seguimento para lactentes e crianças de primeira infância destinada a necessidades dietoterápicas específicas é aquela cuja composição foi alterada ou especialmente formulada para atender às necessidades específicas decorrentes de alterações fisiológicas e/ou doenças temporárias ou permanentes e/ou para a redução de risco de alergias em indivíduos predispostos de lactentes a partir do sexto mês de vida até doze meses de idade incompletos (11 meses e 29 dias) e de crianças de primeira infância, constituindo-se o principal elemento líquido de uma dieta progressivamente diversificada.

III. O ganho de peso total recomendado para gestantes com sobrepeso deve ser de 7 kg a 11 kg e de 5 kg a 9 kg, quando apresentam obesidade. No primeiro trimestre da gestação, o ganho de peso é menor, por isso, é agrupado para esse período. O ganho de peso nesse trimestre deve ser de 0,5 kg a 2 kg, no entanto, para as gestantes que já se encontram com excesso de peso, o ideal é que elas ganhem o mínimo de peso possível nesse período. Para o segundo e o terceiro trimestres, o ganho de peso deve ser estimado por semana, assim, a recomendação do ganho de peso médio para gestantes com sobrepeso deve ser de 280g por semana e para gestantes obesas, de 220 g por semana.


Marque a alternativa CORRETA:

  • A Nenhuma afirmativa está correta.
  • B Apenas uma afirmativa está correta.
  • C Apenas duas afirmativas estão corretas.
  • D Todas as afirmativas estão corretas.

Encontre mais questões

Voltar