Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) - Primeiro Tenente (2013) Questão 41

A NBR 6.118/2007, no que tange ao estado limite de vibrações excessivas, dispõe que “a análise das vibrações pode ser feita em regime linear no caso das estruturas usuais", entre outras afirmações. Assinale a afirmativa que não se refere à norma quanto ao Estado de Vibrações.

  • A Mesmo quando a ação crítica é originada numa máquina, a frequência crítica continua sendo a da estrutura.
  • B Quando a ação crítica se origina numa máquina é, usualmente, necessário aumentar a massa ou o amortecimento da estrutura para absorver parte da energia envolvida.
  • C Para assegurar comportamento satisfatório das estruturas sujeitas a vibrações, deve-se afastar o máximo possível a frequência própria da estrutura (f) da frequência crítica (fcrit), que depende da destinação da respectiva edificação (f > 1,2 fcrit).
  • D O comportamento das estruturas sujeitas a ações dinâmicas cíclicas que originam vibrações pode ser modificado por meio de alterações em alguns fatores, como ações dinâmicas, frequência natural (pela mudança da rigidez da estrutura ou da massa em vibração) e aumento das características de amortecimento.

Encontre mais questões

Voltar