Questão 57 do Concurso Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Ceará (DETRAN-CE) - Arquiteto (2018)

Quando não é possível iluminar fazendo aberturas nas paredes, uma alternativa é usar a iluminação zenital, que é uma porção de luz natural produzida pela luz que entra através dos fechamentos superiores dos espaços internos.

Relacione, corretamente, o tipo de iluminação zenital com sua respectiva definição, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.


Coluna I

1. Shed

2. Lanternim

3. Claraboia

4. Domo


Coluna II

( ) É a abertura na parte superior do telhado, ideal para se conseguir boa ventilação, já que, permite a renovação contínua do ar pelo processo de termossifão resultando em ambiente confortável.

( ) Esta tipologia requer maior manutenção devido à posição mais horizontal da superfície iluminante. Deve-se ter cautela quanto à questão térmica, pois essas podem promover um aumento desagradável da temperatura do ambiente construído.

( ) É uma abóbada hemisférica ou esferoide. Se a base é obtida paralelamente ao menor diâmetro da elipse, resulta-se em uma cúpula alta, dando a sensação de um alcance maior da estrutura.

( ) É muito utilizado em fábricas, especialmente quando não é possível obter luz lateral, ou está deficiente pela excessiva largura do corpo do edifício.


A sequência correta, de cima para baixo, é:

  • A 2, 3, 4, 1.
  • B 4, 1, 2, 3.
  • C 3, 4, 1, 2.
  • D 1, 2, 3, 4.