Questão 10 do Concurso Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grosso do Sul (TJ-MS) - Engenharia (2017)

No tocante ao estudo de viabilidade, sabe-se que o orçamento possui variações devido ao seu detalhamento que, conforme os documentos que se tem, proporciona uma determinada classificação. Marque a alternativa que relaciona CORRETAMENTE o grau de orçamento de uma estimativa de custo ou uma viabilidade inicial com a precisão que ele proporciona.

  • A Estimativa de custo ou viabilidade inicial: mais detalhada que uma simples análise inicial, pressupõe o levantamento de quantidades de serviços e requer a pesquisa de preços dos principais insumos e serviços constantes na curva “ABC” do projeto.
  • B Estimativa de custo ou viabilidade inicial: é elaborada com base em todos os projetos tendo a composição de custos e extensa pesquisa de preços dos insumos. Procura chegar a um valor bem próximo do custo “REAL”, com uma reduzida margem de incerteza.
  • C Estimativa de custo ou viabilidade inicial: é uma avaliação expedida com base em custos históricos e comparação com projetos similares. Dá uma ideia aproximada da ordem de grandeza do custo do empreendimento.
  • D Estimativa de custo ou viabilidade inicial: é uma análise prévia que se faz com base em todos os projetos listando os principais insumos decorrentes da Curva “ABC” e realizando pesquisa de preço regional.
  • E Estimativa de custo ou viabilidade inicial: proporciona com base em todos os projetos um orçamento analítico que se certifica do custo real da obra.