Questão 32 do Concurso Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo - Psicólogo (2017)

Freud chegou a considerar Carl Jung o seu substituto e herdeiro do movimento psicanalítico, chamando-o de “meu sucessor e príncipe coroado”. Depois do rompimento da amizade entre os dois, em 1914, Jung desenvolveu a psicologia analítica, em oposição à grande parte do trabalho de Freud. Sobre essa psicologia analítica, assinale a afirmativa INCORRETA.
  • A Inconsciente pessoal é o local em que se armazena o que de algum momento foi consciente, mas que foi esquecido ou suprimido.
  • B Inconsciente coletivo é o nível mais profundo da psique que contém as experiências herdadas das espécies humanas e pré-humanas.
  • C Arquétipos são tendências adquiridas de forma habitual, contidas no inconsciente coletivo, que levam o indivíduo a comportar-se de forma semelhante aos ancestrais que passaram por situações similares.
  • D Os conceitos de Jung a respeito de introversão e extroversão são bem conhecidos. O indivíduo extrovertido libera a libido dentro dele; o introvertido normalmente é mais inseguro ao lidar com pessoas e situações.