Superintendência da Polícia Técnica do Estado de Goiás (SPTC-GO) - Médico Legista de 3º Classe (2015) Questão 38

A Balística, ao estudar os projéteis de arma de fogo, englobando o seu movimento, as forças envolvidas na sua impulsão, a trajetória e os efeitos finais, pode ser dividida em Balística interna, externa e terminal. Tal estudo fornece elementos importantes para a análise pericial do corpo de delito, notadamente na avaliação dos efeitos produzidos pelos projéteis de alta energia. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.

  • A A Balística interna, ao estudar a estrutura e os mecanismos das armas, bem como a composição da munição a ser empregada, apresenta relação direta com o conhecimento dos efeitos produzidos pelo arrasto, pelo coeficiente balístico e pela estabilidade dos projéteis de alta energia.
  • B O deslocamento dos tecidos no corpo humano, quando são percutidos por projéteis de alta energia, resulta na formação das ondas de choque, que são diretamente responsáveis pelo poder lesivo desses projéteis.
  • C A análise do orifício de saída de um projétil de arma de fogo de alta energia não apresenta relação com os estudos de Balística externa, uma vez que suas características são influenciadas pelo comportamento do projétil a partir do momento em que atinge o corpo da vítima.
  • D A Balística terminal estuda os efeitos e as lesões provocadas pelos projéteis de arma de fogo no ser humano, apresentando grande interesse ao médico-legista.
  • E Estudos de Balística externa, envolvendo a trajetória, os movimentos, os fatores que interferem na estabilidade, na direção e no alcance dos projéteis, permitiram que se comprovasse que projéteis de alta e média energia se comportam de maneira idêntica e, com isso, determinam feridas perfurocontusas semelhantes.

Encontre mais questões

Voltar