Prefeitura Municipal de Cananéia - Coordenador Pedagógico (2020) Questão 62

O Plano de Atendimento Individual – PIA nos Serviços de Acolhimento baseia-se a partir do estudo aprofundado de cada caso, compreende a singularidade dos sujeitos e organiza as ações e atividades a serem desenvolvidas com a criança/adolescente e sua família. Dessa forma, o PIA é um instrumento

  • A que assegura a proposta de trabalhos das equipes dos serviços de acolhimento, e sua finalidade é formal, garantido que o resultado responda ao planejado no início do atendimento.
  • B com registro formal das atividades, com vistas ao encaminhamento dos relatórios ao Sistema de Justiça e do Conselho Tutelar, garantindo o convívio familiar com soluções de caráter provisórios.
  • C que contém estratégias para o atendimento, escuta qualificada da criança, adolescente e familiares, possibilitando um trabalho assertivo e pontual, realizado durante o período de acolhimento.
  • D que deve basear-se na impossibilidade de reintegração familiar devido ao desgaste dos vínculos afetivos, com encaminhamento, sempre que possível, para adoção, pois é o que melhor atende ao superior interesse da criança ou adolescente.
  • E de planejamento que orienta e sistematiza o trabalho a ser desenvolvido, em articulação com os demais serviços, projetos e programas da rede local, durante o período de acolhimento e após o desligamento da criança ou adolescente do serviço.