Questão 59 do Concurso Universidade Federal do Maranhão (UFMA) - Assistente em Administração (2017)

No Plano Diretor de Aparelho de Estado (PDRAE] do governo Fernando Henrique Cardoso há uma descrição de tipologias de administração pública. Dentre elas, uma apresenta as seguintes características: “[...] os cargos são considerados prebendas. A res publica não é diferenciada da res principis. Em consequência, a corrupção e o nepotismo são inerentes a esse tipo de administração. [...]” (BRASIL, Ministério da Administração Federal e da Reforma do Estado. Plano diretor da reforma do aparelho do Estado. Brasília, 1995, p. 15]. Considerando o excerto, aponte a alternativa correta:

  • A Trata-se de uma clara referência ao período de governo do Partido dos Trabalhadores, pois há uma referência às graves acusações de corrupção a esse governo.
  • B As prebendas eram formas de remuneração de servidores no patrimonialismo.
  • C O trecho faz uma referência direta ao período da República Velha, pois a corrupção e o nepotismo eram inerentes ao processo de dominação política de alternância de poder entre Minas Gerais e São Paulo, ou seja, a política do “café com leite”.
  • D O trecho faz referência ao tipo burocrático patrimonial, onde há uma coalizão entre forças políticas para distribuição de cargos remunerados por prebendas.
  • E Trata-se de uma referência direta aos regimes republicanos (res publica), pois funcionam com base em coalizões políticas que geram corrupção e nepotismo, mas não podem ser confundidas com o governo (res principis).