Questão 27 do Concurso Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Rio Pardo (CISMARPA) - Enfermeiro (2015)

Os cuidados de enfermagem na assistência ao paciente no período pós operatório são direcionados para restaurar o equilíbrio homeostático, prevenindo complicações. A avaliação imediata consiste na observação dos sistemas respiratório, cardiovascular, neurológico e renal, entre outros cuidados.


Em relação aos cuidados de enfermagem prestados na avaliação imediata do sistema respiratório durante o período de pós operatório, assinale a alternativa incorreta:

  • A O paciente será cuidadosamente observado quanto à permeabilidade das vias aéreas e à ventilação pulmonar, em frequência, amplitude e ruídos.
  • B Os sinais e sintomas de complicações pulmonares incluem: diminuição da temperatura, bradicardia, agitação e dispneia.
  • C As complicações respiratórias estão entre as mais comuns e podem ser causadas por vários fatores, tais como: doença respiratória prévia e efeitos depressivos dos anestésicos.
  • D Uma criteriosa ausculta dos ruídos pulmonares deve ser realizada com o objetivo de detectar as complicações respiratórias o mais precocemente possível.