Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IF-RJ) - Administrador (2010) Questão 40

O Administrador João Roberto tomou conhecimento de algumas infrações cometidas por alguns colegas no ambiente de trabalho, que feriam o Código de Ética do Profissional em Administração – CEPA. Por isso, tratou de denunciar aos gestores da Organização, de maneira cautelosa, todas as irregularidades.

O próprio João foi questionado, posteriormente, sobre o caráter ético de sua conduta ao denunciar colegas de profissão, mas amparou as suas ações em um parágrafo da CEPA que preconiza o (a)

  • A sigilo profissional, somente admitido quando resultar em prejuízo ao cliente ou à coletividade, ou por determinação judicial.
  • B contribuição para a realização de ato contrário à lei ou destinado a fraudá-la, ou praticar, no exercício da profissão, ato legalmente definido como crime ou contravenção.
  • C estabelecimento de negociação ou entendimento com a parte adversa de seu cliente, sem sua autorização ou conhecimento.
  • D recusa de prestação de contas, bens, numerários, que lhe sejam confiados em razão do cargo, emprego, função.
  • E auxílio à fiscalização do exercício profissional, comunicando, com discrição e fundamentadamente aos órgãos competentes, as infrações de que tiver ciência.

Encontre mais questões

Voltar