Prefeitura Municipal de Morro Agudo - Agente de Controle de Zoonoses (2020) Questão 43

O acidente por animal peçonhento com maior número de notificações no Brasil é causado por escorpiões. São acidentes mais graves quando atingem crianças e idosos, portanto, o ACZ deve orientar a população de que os escorpiões são animais

  • A peçonhentos, diurnos e o hábito de limpar sapatos antes de guardar, criar galinhas e realizar desinsetização anualmente no imóvel reduz a infestação.
  • B carnívoros, noturnos e a população deve adquirir o hábito de examinar calçados e roupas pessoais, de cama e banho, antes de usá-las; não acumular lixo orgânico, entulhos e materiais de construção no quintal e no entorno da casa; vedar frestas e buracos em paredes, assoalhos, forros.
  • C hematófagos, crepusculares, por isso instalar telas milimétricas nas janelas; aplicar inseticida diariamente nos ralos e quintais; vedar todos os vãos existentes em paredes, forros e tetos são medidas indicadas para seu controle.
  • D venenosos, diurnos, por isso deve-se acondicionar adequadamente restos de materiais de construção e outros inservíveis no lado externo do imóvel, instalar telas milimétricas nas janelas.
  • E sinantrópicos, diurnos, deve-se manter os terrenos limpos, com a grama baixa; aplicar inseticida na área interna e externa do imóvel semanalmente e evitar recipientes com acumulo de água.

Encontre mais questões

Voltar