Prefeitura Municipal de Salvador - Professor de Música (2019) Questão 64

A dupla escala de tempo, a representação do passado por meio da sensação imediata do presente, tornou possível uma das maiores aquisições do estilo romântico: a promoção da canção de gênero menor a veículo do sublime. (...) A principal inspiração para o desenvolvimento do Lied foi a poesia lírica de paisagem, e ela conferiu à música a grandeza que havia, até então, se restringido à ópera e ao oratório. ROSEN, Charles. A geração romântica. São Paulo: EDUSP, 2000.
As afirmativas a seguir caracterizam corretamente paisagem e música no lied romântico, à exceção de uma. Assinale-a.
  • A O lied romântico de Schubert é caracterizado pela inovação artística que introduz os sons da natureza ao vivo nas composições.
  • B No romantismo, a apreciação da paisagem deve gerar ao mesmo tempo deleite e exploração, obtida pela íntima união entre texto e música.
  • C A dupla escala de tempo permite que a sensação imediata da fruição visual ou sonora da natureza seja experimentada também como eternidade, em nível macrocósmico.
  • D Na composição liederística de Schubert e Schumann, a natureza e a paisagem expressam a interioridade e os dramas humanos.
  • E Os fenômenos naturais são absorvidos pela fruição artística, capaz de reconhecer formas musicais que sugerem o farfalhar da floresta ou o murmúrio das águas

Encontre mais questões

Voltar