Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Administrador (2019) Questão 16

Uma das principais contribuições de Max Weber para o estudo das organizações diz respeito à teoria sobre as estruturas de autoridade. Ao tipificar as organizações com base no sistema de autoridade legitimado, Weber explorou três tipos ideais de autoridade. Estes tipos, que se manifestam por meio de um particular aparato administrativo, mostraram-se úteis em análises organizacionais, muito embora qualquer panorama organizacional indique uma combinação dos três modelos.
Dentre os três tipos ideais de autoridade, cita-se

  • A o modelo racional-legal, no qual os direitos e as expectativas dos grupos são estabelecidos tendo como principal parâmetro a sua historicidade.
  • B o modelo tradicional, que salienta as características da personalidade individual por meio das quais um líder é destacado dentre as outras pessoas.
  • C o modelo tradicional-legal, no qual a autoridade é legitimada por meio de um sistema de regras e procedimentos formalmente estruturados.
  • D o modelo carismático, que, pela sua natureza, faz com que a organização seja marcada pela instabilidade e tenha problemas de sucessão.

Encontre mais questões

Voltar