Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) - Técnico - Suporte em Infraestrutura de Transportes - Laboratório (2013) Questão 88

Bruce Marshall, engenheiro do Bureau of Public Road dos EUA, propôs na década de 40 uma técnica de dosagem de misturas asfálticas a quente, bem como um método de ensaio relativo a este estudo. Em relação ao ensaio, é correto a?rmar que:

  • A no início deste ensaio, os agregados utilizados e o ligante betuminoso são aquecidos separadamente, ambos a uma temperatura média de 100o C, sendo na sequência misturados com auxílio de um misturador mecânico; processo este todo desenvolvido em laboratório.
  • B durante o ensaio, após o resfriamento e desmoldagem do corpo de prova CP, determina- se as dimensões do CP suas respectivas massas, a seca (ms ) e a submersa (msub ), determinando- se o volume do corpo de prova (CP) através da subtração do valor da massa seca (ms ) pela massa submersa (msub ).
  • C durante o ensaio a mistura é colocada no molde e compactada em 5 camadas com auxílio de um soquete de massa 4,54 Kg, e altura de queda de 457,2mm, aplicando-se 55 golpes por camada.
  • D durante a realização do ensaio de Marshall, é determinado o módulo de resiliência da mistura, obtido através da leitura registrada na prensa, sendo ainda necessário corrigir a fluência verificada no corpo de prova para obter o valor exato do Módulo de Resiliência.
  • E durante a realização da ruptura dos corpos de prova na prensa, são registrados os valores de fluência sofridos pelo corpo de prova (CP); sendo a fluência o valor máximo de carga suportado pelo corpo de prova (CP) por unidade de tempo e deslocamento.