O auditor de um grupo empresarial do setor de abastecimento qualificou sua opinião sobre as demonstrações contábeis do exercício findo em 31/12/2020 da firma holding que classificou os juros sobre o capital próprio, recebidos, nas atividades operacionais na Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC). Para o Auditor, a classificação utilizada pela empresa é inadequada, sendo possível somente para instituições financeiras, conforme a NBC TG 03 (R3) - Demonstração dos Fluxos de Caixa. Para dirimir a dúvida, a firma contratou um assistente técnico para emitir um parecer sobre a adequada classificação dos juros sobre o capital próprio recebidos.
Com base neste enunciado na condição de Assistente Técnico, avalie e assinale a alternativa CORRETA.
- A Juros sobre capital próprio recebidos não podem ser classificados na DFC como atividades operacionais de uma firma do setor de abastecimento porque não se relacionam com o negócio da firma e porque a norma de contabilidade específica não permite.
- B A norma de contabilidade que disciplina a DFC não restringe a classificação de juros sobre capital próprio, recebidos, nas atividades operacionais de uma firma cujo segmento de negócio seja setor de abastecimento.
- C Juros sobre capital próprio, recebidos, somente podem ser classificados nas atividades operacionais da DFC de instituições financeiras porque eles são retorno de investimento.
- D Nenhuma das alternativas responde corretamente à questão.