Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC-PA) - Professor - Sociologia (2018) Questão 58

“A questão da ética na prática profissional dos sociólogos está presente desde a origem da disciplina, no debate sobre como estudar os fenômenos sociais, e sobre como o pesquisador lida com um objeto que, de um jeito ou de outro, não lhe é externo. No cotidiano da atividade profissional enfrentamos diversos desafios éticos e morais que nem sempre aparecem como tal, ou que às vezes atribuímos a fatores culturais difíceis de combater. Os códigos de ética buscam estabelecer critérios que norteiam a ação frente às fraudes que a acompanham. Assim como fazemos regras, construímos formas de burlá-las.” (Disponível em: http://www.sbsociologia.com.br/revista/index.php/RBS/article/view/101/75.)
Em relação aos códigos de ética que devem nortear a ação do profissional em sociologia, é correto afirmar que

  • A na construção da teoria sociológica, deve haver procedimentos que preservem sua cientificidade: racionalidade, objetividade e neutralidade.
  • B na atualidade, se contrapondo aos conceitos mais antigos, espera-se do sociólogo que estabeleça julgamentos de valor e julgamentos de realidade.
  • C sociólogos devem estar cientes do fato de que seus pressupostos são apenas teóricos e científicos e que, portanto, não devem causar impacto na sociedade.
  • D os pressupostos sociológicos, vistos como verdades científicas, devem primar pela clareza e, além disso, devem ser apresentados como verdade indisputável.

Encontre mais questões

Voltar