No decorrer da década de 70, o Paradigma da Institucionalização, vigente no País desde o período imperial, começou a dividir o espaço com um novo conjunto de ideias. Nesse ponto da caminhada, o país, sob influências provenientes de diferentes direções, passou a assumir:
- A O princípio da normalização como critério norteador da avaliação social e o Paradigma de Serviços como modelo de atenção à pessoa portadora de deficiência, na área educacional.
- B O princípio da socialização como critério norteador da avaliação social e o Paradigma de Serviços como modelo de atenção à pessoa portadora de deficiência, na área educacional.
- C O princípio da normalização como critério norteador da avaliação social e o Paradigma de Serviços como modelo de atenção à pessoa portadora de deficiência, na área psicológica.
- D O princípio da normalização como critério norteador da avaliação social e o Paradigma de Aprendizagens como modelo de atenção à pessoa portadora de deficiência, na área psicológica.
- E O princípio da normalização como critério norteador da avaliação psicológica e o Paradigma de Serviços como modelo de atenção à pessoa portadora de deficiência, na área social.