Quadro Técnico do Corpo Auxiliar da Marinha (Quadro Técnico) - Serviço Social (2019) Questão 36

lamamoto (in Bonetti, 2012), no esforço de apreender a profissão como um produto histórico, como uma especialização do trabalho coletivo, que adquire inteligibilidade na história social de que é parte e expressão, afirma que o Serviço Social:

  • A é a expressão de necessidades sociais criadas nos movimentos das relações entre o Estado e a sociedade civil, das relações entre as classes, suas frações e as instituições por eias criadas no enfrentamento da “questão social”.
  • B constitui, juntamente com a Previdência Social e a Saúde, um dos tripés da Seguridade Social, sendo a expressão das necessidades sociais que se tornaram evidentes a partir da Constituição Federal de 1988.
  • C caracteriza-se como uma prática social inscrita na divisão sociotécnica do trabalho, de caráter generalista, motivo pelo qual é considerado como um conjunto sistematizado de diferentes correntes da Filosofia e das Ciências Sociais.
  • D é uma ciência que surgiu com influências confessionais, ainda hoje orientada pelo esforço do resgate da dignidade da pessoa humana, pela superação dos conflitos de classes e, consequentemente, da “questão social".
  • E é uma profissão liberal que, apesar de inscrita na divisão sociotécnica do trabalho, tem como sua principal característica a prática do voluntariado social, sendo esse o principal motivo da sua aceitação pela sociedade civil organizada.