Questão 34 do Concurso Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) - Primeiro Tenente (2015)

Segundo o Ministério da Saúde, o gênero masculino e o grupo etário 45-59 anos apresentam as maiores taxas de incidência de tuberculose. A comorbidade tuberculose/HIV ocorreu em 6,2% dos casos. Em relação ao tratamento da tuberculose em situações especiais e comorbidades (incluindo HIV), informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Os esquemas recomendados para pacientes HIV positivos são os mesmos dos pacientes HIV negativos com a possibilidade de substituição da Rifampicina pela Rifabutina em paciente utilizando terapia antirretroviral incompatível.

( ) A ocorrência de síndrome da Reconstituição Imune indica a suspensão tanto do tratamento da tuberculose quanto da terapia antirretroviral. Seu manejo inclui o uso de corticosteroides nos casos mais graves.

( ) Em indivíduos com insuficiência renal, o tratamento somente é modificado em casos de clearance de creatinina 30mL/min ou em diálise.

( ) A hepatotoxidade é causada pela dupla Rifampicina e Isoniazida. Assim, teoricamente, a alternativa no tratamento hepatopatas pode ser também o esquema de dois meses de Rifampicina, Estreptomicina e Etambutol e sete meses de Rifampicina e Etambutol. 

  • A F – F – V – V
  • B V – F – V – V
  • C F – V – F – V
  • D V – F – V – F