Prefeitura Municipal de Areal - Químico (2019) Questão 33

A organização da tabela periódica foi desenvolvida não teoricamente, mas com base na observação química de seus compostos, por Dmitri Mendeleev. Em 1869, organizou os elementos na forma da tabela periódica atual. Das afirmações abaixo a seu respeito, assinale àquela que é verdadeira:
  • A A tendência da energia de ionização dentro de um período, para os elementos representativos, é de aumentar da esquerda para a direita, pois uma grande atração do núcleo sobre a eletrosfera leva a uma maior energia de ionização. Generalizando, quanto maior o tamanho do átomo, maior será a primeira energia de ionização, tornando esta propriedade proporcional ao tamanho atômico.
  • B Os elementos do grupo dos calcogênios são os átomos que possuem maior afinidade eletrônica devido ao reduzido tamanho dos átomos, à carga nuclear efetiva relativamente grande e à necessidade de apenas um elétron para alcançar a configuração eletrônica de gases nobres (regra do octeto). Os gases nobres têm valores nulos para a eletro-afinidade.
  • C O escândio é largamente distribuído na crosta terrestre, ocorrendo em quantidade como traço em mais de 800 espécies de minerais. Pertencem a esse grupo na Tabela Periódica, dos elementos Zr, Hf e Rf.
  • D O flúor é o elemento mais reativo da tabela periódica, reagindo com todos os elementos exceto com os gases nobres mais leves (He, Ne e Ar). Sua grande reatividade deve-se à pequena energia de dissociação da ligação F-F e à formação de ligações muito fortes, ambos os fatores decorrentes do pequeno tamanho do átomo de flúor.