Quadro Técnico do Corpo Auxiliar da Marinha (Quadro Técnico) - Serviço Social (2019) Questão 42

Observe as comunicações expressas abaixo:



I. O retrato da família brasileira mudou significativamente nos últimos cinquenta anos. No geral, as famílias são menores, as pessoas alcançam idades mais avançadas, a proporção de mulheres sozinhas cuidando de filhos não é mais fato isolado, da mesma forma que aumenta o número de pessoas que optam por morar sozinhas e nem sempre são provenientes de segmentos com elevados níveis de renda.

II. As mudanças na configuração da população brasileira, destacando-se, as que se colocam no perfil das famílias e na longevidade das pessoas, acentua a centralidade da família e dos idosos nas políticas sociais, com a construção, ainda que tardia, de sistemas de proteção sólidos para as gerações futuras.


Com base nas Ilustrações e assertivas apresentadas e de acordo com Gelinski e Moser (2015), em Familismo, Direitos e Cidadania: contradições da Política Social”, marque a opção correta.

  • A A assertiva I retrata algumas mudanças na família contemporânea situadas na ilustração 1 e a assertiva II abarca as informações vistas nas ilustrações 1 e 2, apesar das assertivas não apresentarem relações entre ambas.
  • B A assertiva I é proposição falsa, apesar de manter relação com as ilustrações 1 e 2, já a assertiva II é proposição verdadeira, representando uma justificativa para a assertiva I.
  • C A ilustração 1 expõe algumas mudanças no perfil da família, expostas na assertiva I, já a ilustração 2 representa uma crítica ao tratamento dado ao processo de envelhecimento no país, sendo que a assertiva II não expõe a veracidade das medidas de proteção social.
  • D A ilustração 1 retrata algumas mudanças no perfil da família; a ilustração 2 demonstra as alterações na questão da longevidade da população e as assertivas I e II retratam tais mudanças e a evolução das políticas sociais diante dessas, como retratado pelos autores na obra de referência.
  • E As ilustrações 1 e 2 afirmam as proposições expostas nas assertivas I e II, permeando o retrato da família na atualidade e o perfil de longevidade populacional, bem como a evolução na construção de políticas sociais voltadas para essas mudanças.

Encontre mais questões

Voltar