Grupo Hospitalar Conceição (GHC-RS) - Diversos Cargos (FUNDATEC - 2020) Questão 48

A respeito de sinais ou sintomas de doenças ou de suas características clínico-epidemiológicas, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A A dengue, na fase crítica, após o desaparecimento da febre, pode acarretar manifestações de alerta como dor abdominal intensa (referida ou à palpação), vômitos persistentes, ascite, derrame pleural ou pericárdico, hipotensão postural, hepatomegalia, aumento progressivo do hematócrito e sangramento de mucosa.
  • B A ocorrência de infecção causada por vírus zika durante a gestação pode causar malformações congênitas e microcefalia.
  • C A infecção respiratória aguda causada pelos vírus influenza A, B e C, que surge em surtos e epidemias sazonais, é transmitida de forma direta, pessoa a pessoa, por gotículas lançadas no ar, ou indireta, sobretudo, pelas mãos, porém os fômites também podem transmitir essa doença.
  • D A febre pode ser a única manifestação de infecção em pacientes neutropênicos submetidos à quimioterapia ou em casos de neutropenia congênita cíclica ou persistente.
  • E A doença por vírus Chikungunya, na fase aguda, é acompanhada de erupção cutânea generalizada, comprometendo inclusive regiões palmoplantares, além de quadro clínico com manifestações hepáticas, oculares e neurológicas, entre outras, e, na fase crônica, predominam as manifestações cardiovasculares.

Encontre mais questões

Voltar