Prefeitura Municipal de Vitória - Médico Clínico (2019) Questão 41

As doenças glomerulares que afetam os rins podem ter sua origem em doenças sistêmicas (glomerulopatias secundárias) ou ser doenças próprias renais (glomerulopatias primárias). São doenças evolutivas que provocam insuficiência renal crônica em um alto percentual. A respeito das glomerulopatias, assinale a alternativa correta.
  • A As doenças glomerulares apresentam-se sob duas formas clínicas predominantes: síndrome nefrítica caracterizada por edema, proteinúria acima de 3,5g/dia e hipoalbuminemia e síndrome nefrótica caracterizada por edema, hipertensão e hematúria geralmente macroscópica.
  • B Na glomerulonefrite pauci-imune, a pesquisa de imunocomplexos circulantes, assim como crioglobulinas e anticorpo antimembrana basal de glomérulo, pode ser positiva, contudo os níveis de complemento e ANCA perinuclear antimieloperoxidase são sempre normais.
  • C A glomerulonefrite membranoproliferativa tipo I é uma doença de imunocomplexo geralmente associada a infecções crônicas, doenças sistêmicas de imunocomplexos e doenças linfoproliferativas que apresenta depósitos subendoteliais de IgG ou IgM e C3.
  • D A glomerulopatia membranosa é uma doença autoimune rara que acomete o colágeno tipo IV existente na membrana basal gomerular e ocasionalmente em outros órgãos como o pulmão, sendo que a ocorrência de hemorragia pulmonar caracteriza o quadro de Síndrome de Goodpasture.

Encontre mais questões

Voltar