Questão 27 do Concurso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IF-PE) - Comunicação Social (2017)

Leia o TEXTO 13 para responder à questão.

TEXTO 13
OS INSTITUTOS FEDERAIS:
UMA REVOLUÇÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA 



Sobre o trabalho de revisão textual, com base na leitura do TEXTO 13, é CORRETO afirmar que

  • A o texto certamente não teve a leitura de um revisor, o que se comprova pelo fato de seu nome não estar registrado nas referências bibliográficas junto ao nome do autor.
  • B ainda que não invalidem o raciocínio desenvolvido pelo autor ou empobreçam sua discussão, os diversos desvios gramaticais presentes no texto causam estranhamento no leitor, dadas as expectativas criadas sobre o gênero, o autor e o local de publicação.
  • C não caberia ao revisor buscar aproximar o texto da norma padrão, pois alteraria a singularidade impressa pelo autor ao longo de sua escrita.
  • D a falta de revisão no TEXTO 13 compromete a progressão de ideias e promove uma linguagem informal, inadequada ao gênero em questão.
  • E seriam atribuições do revisor, no caso do TEXTO 13, sugerir a correção das inadequações gramaticais, retificar o uso de alguns conectivos e fazer intervenções estilísticas bastante urgentes.