Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IF-RJ) - Administrador (2010) Questão 11

Leia estas afirmações e assinale a que melhor demonstra o contexto da Burocracia para o desenvolvimento administrativo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).

  • A A Burocracia não ajuda no desenvolvimento administrativo uma vez que sua existência, no contexto administrativo, gera morosidade e falta de objetividade no desempenho das tarefas.
  • B A Burocracia auxilia na rapidez das decisões pois, uma vez que cada um sempre sabe exatamente o que deve ser feito, nunca haverá divergências acerca das tomadas de decisão relacionadas a contingências administrativas.
  • C A Burocracia permite que se evitem situações de atrito interpessoal uma vez que, através das definições de cargos e tarefas, cada servidor conhece o que lhe é exigido, assim como os limites de sua responsabilidade.
  • D A Burocracia evita o nepotismo, pois as pessoas passarão a ocupar as funções disponíveis exclusivamente pelo critério antiguidade.
  • E A Burocracia parte da premissa da racionalidade, o que evita decisões passionais nos momentos decisórios, decorrentes das organizações formais existentes entre os servidores.

Encontre mais questões

Voltar