Questão 76 do Concurso Ministério da Educação e Cultura (MEC) - Analista de Teste de Qualidade (2015)

      Considere o projeto de uma aplicação com interface web, cujo número previsto de usuários é de 4 milhões de pessoas, e que deve atender a aspectos de acessibilidade a pessoas com deficiência visual. Considere, ainda, que durante a etapa de desenvolvimento da aplicação, a disciplina de testes tenha sido negligenciada devido ao curto prazo de entrega do projeto. Assim, quando a aplicação foi implementada em ambiente de produção e liberada para acesso, ocorreram os seguintes problemas:

  • lentidão ao acessar sistema por meio de nome de usuário e senha;
  • as páginas web da aplicação não funcionavam satisfatoriamente nos navegadores Internet Explorer e Safari;
  • todas as funcionalidades que envolvem gravação, alteração e consulta a banco de dados apresentaram lentidão superior ao tempo esperado de resposta definido pelo gestor do projeto;
  • existência de campos nas páginas de inserção de dados e consulta que permitem a inclusão de qualquer tipo de dados, sem qualquer tratamento.

No período de desenvolvimento da aplicação, o gerente de projeto optou por utilizar uma metodologia ágil (Scrum), deixando a cargo dos desenvolvedores a criação de testes unitários para testar a solução, sendo esta a única frente de testes do projeto. A fim de solucionar os problemas da aplicação, um analista de testes com conhecimento em programação foi designado para examinar a solução e apontar problemas na aplicação.



Com base nas informações apresentadas na situação hipotética, julgue o item que se segue.

A lentidão nas operações do sistema está relacionada a não mensuração correta da infraestrutura tecnológica que suporta a solução, devendo o analista de testes focar em um teste de desempenho baseado na quantidade de acessos simultâneos à aplicação web.


  • Certo
  • Errado