Corpo de Saúde da Marinha (CSM) - Cirurgião Dentista (2018) Questão 57

Segundo Moyers (1991), durante o crescimento e desenvolvimento, mudanças nas dimensões dos arcos dentários são percebidas, principalmente na largura e perímetro dos arcos superior e inferior. Assinale a opção que descreve corretamente as alterações dimensionais mencionadas e suas causas.

  • A O aumento da largura dos arcos está relacionado com o crescimento vertical do processo alveolar, cuja direção é diferente no arco inferior (mais divergente) e no superior (mais paralelo).
  • B A largura do arco está intimamente ligada ao desenvolvimento dentário, há um aumento na largura bicanina inferior com a erupção dos incisivos permanentes e a distalização dos caninos decíduos para o espaço primata.
  • C O aumento da largura entre pré-molares superiores reflete o alargamento geral do arco. Por outro lado, ocorre diminuição na largura mandibular na região dos pré-molares, pois estes erupcionam lingualmente em relação ao centro da coroa dos molares decíduos.
  • D O único mecanismo pós-natal para o aumento da largura do osso basal da mandíbula é a deposição nas bordas internas do corpo mandibular, que oferece grande ajuda ao clínico que deseja aumentar o arco dentário inferior
  • E No arco inferior, o perímetro do arco aumenta devido à angulação mais vestibular dos incisivos permanentes e ao aumento na largura do arco, embora os molares migrem mesialmente.

Encontre mais questões

Voltar