Questão 42 do Concurso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IF-PE) - Técnico - Laboratório (2017)

Nos circuitos eletropneumáticos e eletro-hidráulicos, é muito comum o uso de sensores de proximidade, tais como: sensor capacitivo, sensor indutivo e sensor óptico. Sobre tais sensores, é CORRETO afirmar que

  • A os sensores de proximidade indutivos, assim como os capacitivos, não são capazes de detectar materiais metálicos a uma distância inferior a 2 mm, independentemente da massa do material a ser detectado e das características determinadas pelo fabricante.
  • B os sensores de proximidade indutivos são capazes de detectar qualquer tipo de material, a uma distância que oscila entre 0 a 2 mm, dependendo da massa do material a ser detectado e das características determinadas pelo fabricante.
  • C os sensores de proximidade ópticos detectam a aproximação de qualquer tipo de objeto, inclusive os materiais transparentes, a uma distância de detecção que varia de 0 a 100 mm, dependendo da luminosidade do ambiente.
  • D os sensores de proximidade capacitivos registram apenas a presença de materiais metálicos, a distância de detecção varia de 0 a 20 mm, dependendo da massa do material a ser detectado e das características determinadas pelo fabricante.
  • E os sensores de proximidade capacitivos registram a presença de qualquer tipo de material, a distância de detecção varia de 0 a 20 mm, dependendo da massa do material a ser detectado e das características determinadas pelo fabricante.