Com relação à obra: O “esporte na escola” e o “esporte da escola”: da negação radical para uma relação de tensão permanente: um diálogo com Valter Bracht (VAGO, 1996), marque a alternativa que melhor representa a ideia defendida pelo autor sobre a temática:
- A Não há como negar a presença do esporte na instituição escolar, tanto que o “esporte da escola” e o “esporte na escola” não são outra coisa senão possibilidades distintas de praticar o esporte.
- B O “esporte da escola” tem a perspectiva de se colocar a Educação Física “a serviço da indústria do esporte”, ou como “base da pirâmide esportiva” para seleção de talentos.
- C Na escola, professores e alunos conferem ao esporte outras possibilidades de praticá-lo, produzindo uma cultura escolar de esporte. A esta produção, conceitua-se “o esporte da escola”, pois foi por ela criada.
- D O “esporte na escola”, como prática hegemônica, permite desenvolver uma pedagogia desportiva que possibilita os indivíduos pertencentes à classe dominada, aos oprimidos, o acesso a uma cultura esportiva desmistificada e inclusiva.
- E O esporte não pode ser transformado em objeto de ensino.