Questão 1 do Concurso Colégio Naval - Aluno do Colégio Naval (2015)

As cidades brasileiras têm tamanhos e número de habitantes muito diferentes e também desempenham variadas funções urbanas. Para um agrupamento ser considerado cidade é necessário que se observem os seguintes aspectos: população, densidade demográfica, infraestrutura e equipamentos urbanos, como rede de transportes e assistência médico-hospitalar, escolas, comércio, bancos, áreas de lazer, etc.
Sobre a dinâmica urbana brasileira é correto afirmar que

  • A as primeiras cidades brasileiras surgiram somente na década de 1930, quando o desenvolvimento do setor secundário possibilitou a formação de pequenos núcleos urbanos e de uma economia compatível para tal.
  • B até os anos 1950 ocorreu no país um forte fluxo imigratório, especialmente para São Paulo, visto que este estado reúne condições de infraestrutura para receber grande contingente populacional, fazendo essa unidade da federação se tornar a mais urbanizada do país .
  • C a partir dos anos 1940, com o avanço do setor secundário, da queda na produção cafeeira, da geração de infraestrutura urbana e da migração campo cidade, especialmente de nordestinos, ocorreu um notável crescimento urbano do Sudeste,
  • D a partir do início dos anos 1960 ocorreu no país a chamada desconcentração industrial, ou seja, estados como o de São Paulo deixaram de ser atrativos para a fixação industrial, estimulando uma reordenação do crescimento das cidades em direção ao interior do país.
  • E a urbanização brasileira deu-se de forma muito lenta, conseqüência do tardio processo de desenvolvimento dos setores secundário e terciário, fato que desencadearia nos seus grandes centros urbanos inúmeros problemas socioeconômicos.