Questão 156 do Concurso Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grosso do Sul (TJ-MS) - Tecnologia da Informação (2017)

A norma NBR 14565/2007 especifica um conjunto de requisitos de desempenho para o cabeamento estruturado. Em relação a esses requisitos, indique a afirmativa CORRETA.

  • A Os requisitos de desempenho do cabeamento estruturado independem do tipo de aplicação suportada, uma vez que não é possível saber qual será o uso da rede quando o cabeamento é feito.
  • B Os requisitos de desempenho e procedimentos de teste impostos pela norma para cabeamento UTP dependem da categoria dos cabos, uma vez que a largura de banda varia com a categoria dos cabeamentos metálicos.
  • C Perda de retorno e perda de inserção são características que devem se determinadas para saber se o cabeamento estruturado está dentro das condições de operação definidas pela norma. Como essas características podem ser facilmente calculadas por meio de dados do fabricante e comprimento dos cabos, não é necessário efetuar medições no cabeamento já instalado para determiná-las.
  • D A perda de retorno é uma medida da atenuação do sinal causada pelo cabeamento. A perda de atuação é medida em dB e depende apenas do comprimento do cabo. Por isso ela pode ser medida injetando-se uma sinal de frequência fixa na rede entre 1 e 16 MHz.
  • E A resistência do cabeamento é um requisito de desempenho. A resistência é determinada injetando-se um sinal de corrente alternada com corrente conhecida e medindo-se a queda de tensão ao longo do cabo.