Questão 30 do Concurso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IF-MT) - Secretário Executivo (2015)

Podemos dizer que a Qualidade Total constituiu-se na primeira onda da gestão de processos, tendo seu início na década de 50, com os professores Deming e Juran, e ganhando maior força a partir das décadas de 1980 e 1990, até tornar-se quase uma obrigação das empresas com a divulgação das normas ISO, série 9000, voltadas ao estabelecimento de regras para a adoção pelas empresas de um sistema de gestão da qualidade. (Fundação Nacional da Qualidade - FNQ) (Disponível em http://www.fnq.org.br/informe-se/artigos-e-entrevistas/artigos/qualidade-total-e-gestao-de-processos-convergencia-ealinhamento. Acesso em: 08/07/2015.) Sobre Processos Organizacionais, pode-se afirmar:
  • A Definem claramente a sequência hierárquica que estabelece a linha de comando dentro da organização, garantindo qualidade total.
  • B É um conjunto de insumos e trâmites padronizados que garantem a formalidade exigida pelos organismos certificadores das normas ISO.
  • C É um conjunto de atividades que tem por objetivo transformar insumos, adicionando-lhes valor por meio de procedimentos, em bens e serviços que atendem a expectativa dos clientes.
  • D Definem detalhadamente cada procedimento necessário para transformar estrutura primária e latente dentro da organização em normas e regulamentos voltados para atender a qualidade total.