Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) - Técnico - Suporte em Infraestrutura de Transportes - Laboratório (2013) Questão 85

Em relação ao conteúdo asfalto diluído, é correto afirmar que:


  • A os asfaltos diluídos são obtidos pela adição de um diluente volátil ao cimento asfáltico do petróleo (CAP), tendo o primeiro componente a função específica de aumentar a viscosidade do produto, possibilitando a sua aplicação à temperatura ambiente.
  • B no Brasil são fabricados três tipos de asfalto diluído, os denominados de cura rápida (CR), os de cura média (CM) e os de cura lenta (CL).
  • C uma das maneiras de se classificar um asfalto diluído é através do seu comportamento relativo ao ponto de fulgor; exemplificando, um asfalto diluído denominado de CM - 30 indica que o ponto de fulgor deste produto é de 30o C, não devendo ser aquecido a uma temperatura superior.
  • D o termo cura, utilizado para expressar, avaliar e denominar o comportamento de um asfalto diluído quando aplicado, refere-se ao tempo, em minutos, necessário para a evaporação de todo o ligante betuminoso existente no produto.
  • E a simbologia CM-30 é utilizada para designar um produto de cura média cuja faixa de viscosidade cinemática a 60o C encontra-se entre 30 a 60 cSt.