Questão 40 do Concurso Prefeitura Municipal de Pinhais - Analista Fiscal de Tributos Municipais (2017)

O Paraná é uma das 27 unidades federativas do Brasil, possuindo aproximadamente 200 mil km2 . No período pré-cabralino era habitado por indígenas e já integrou a Província de São Paulo. Sobre a história do estado do Paraná, assinale a alternativa correta.
  • A Desde o início do século XV, exploradores europeus atravessavam de norte a sul e de leste a oeste o território paranaense, tendo como ponto de partida o litoral pacífico. O primeiro europeu a percorrer toda a extensão desse território foi o bandeirante espanhol Aleixo Garcia.
  • B No ano de 1654, foi criado o primeiro povoado europeu em território paranaense, a vila de Ontiveros, às margens do rio Paraná, perto da foz do rio Ivaí. Dois anos depois, o povoamento se transfere para perto da foz do rio Piquiri, recebendo o nome de Cuidad Real del Guairá - hoje município de Porto Rico.
  • C No início do século XVI, os portugueses criaram duas capitanias sobre o nosso litoral. A primeira, a Capitania de São Vicente e a segunda, a Capitania de Sant’Ana.
  • D O Vale do Paraíba, localizado no Norte Pioneiro, foi uma das primeiras áreas ocupadas do Paraná, entre o final do século XVII e início do XVIII, período em que o crescente comércio do ouro abria muitas rotas de viagem ou passagem.
  • E A ocupação do interior do Paraná ocorreu devido à expansão da cultura do café no século XVI associada à produção de cana-de-açúcar e facilitada pela grande ocorrência de solos férteis como o espodossolo.