Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) - Assistente Administrativo (2009) Questão 34

Esta questão foi anulada pela banca organizadora.

“Na aplicação das penalidades, serão consideradas a natureza e a gravidade da infração cometida, os danos que dela provierem para o serviço público, as circunstâncias agravantes ou atenuantes e os antecedentes funcionais” (Lei 8.112/90).

Assinale a alternativa correta, considerando as penalidades disciplinares, segundo a Lei 8.112/90.

  • A A destituição da função será aplicada em caso de reincidência das faltas punidas com advertência e de violação das demais proibições que não tipifiquem infração sujeita à penalidade de demissão, não podendo exceder de 90 (noventa) dias
  • B A demissão será aplicada por escrito, nos casos de violação de proibição constante do art. 117, incisos I a VIII e XIX, e de inobservância de dever funcional previsto em lei, regulamentação ou norma interna, que não justifiquem imposição de penalidade mais grave.
  • C Quando houver conveniência para o serviço, a penalidade de demissão poderá ser convertida em multa, na base de 50% (cinqüenta por cento) por dia de vencimento ou remuneração, ficando o servidor obrigado a permanecer em serviço.
  • D As penalidades de suspensão e de advertência terão seus registros cancelados, após o decurso de 3 (três) e 5 (cinco) anos de efetivo exercício, respectivamente, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar.
  • E Será punido com suspensão de até 15 (quinze) dias o servidor que, justificadamente, recusar-se a ser submetido à inspeção médica determinada pela autoridade competente, cessando os efeitos da penalidade uma vez cumprida a determinação

Encontre mais questões

Voltar