Polícia Civil do Estado de Piauí (PC-PI) - Perito Criminal - Biologia (2018) Questão 53

JJ, um pacato jardineiro, trabalha na casa do casal Ramos no interior do Piauí e é o suspeito de ter assassinado o casal. A polícia foi chamada pelos vizinhos que encontraram os corpos no gramado do jardim. A cena do crime e os corpos foram avaliados pelos peritos, mas nenhuma pista foi encontrada. O vizinho aposentado, Robert, viu que JJ esteve fazendo seus serviços de jardinagem no mesmo período do crime. Contudo JJ, chamado pela polícia, contesta a versão do vizinho, mas entrou em contradição no seu depoimento e um mandado de busca e apreensão foi emitido. Chegando à casa de JJ, um dos peritos observou um tênis numa sacola o qual foi coletado como prova. No tênis não havia marcas de sangue, mas o solado apresentava restos de folhas, raízes e flores de gramíneas. Considerando os aspectos botânicos, marque a alternativa INCORRETA.

  • A O perito coletou as folhas, flores e raízes que havia no tênis com uma pinça, colocou o material entre jornais que foram envolvidos com dois pedaços de papelão. Em seguida, o mesmo amarrou com barbante e montou uma prensa. O material prensado foi colocado na estufa (50°C) com circulação e renovação de ar forçado, preparando desta forma uma exsicata do material coletado.
  • B A nervação paralelinérvea das folhas coletadas caracteriza a classe monocotiledônea. Em termos anatômicos, o perito ainda verificou na microscopia que os feixes das folhas são todos do mesmo calibre, não havendo destaque de nenhum. Isso se explica pelo fato da folha não apresentar uma nervura principal, mas várias nervuras paralelas.
  • C O caule das espécies vegetais monocotiledôneas normalmente não cresce com relação a sua espessura, ou seja, são herbáceos, e os feixes vasculares dos caules das monocotiledôneas aparecem dispostos de maneira irregular.
  • D As raízes apresentavam morfologia axial e as flores com pétalas e sépalas são trímeras, confirmando a classe monocotiledônea. Em termos anatômicos, o perito confirmou a deposição das estrias, entre as paredes celulares da endoderme, que seleciona a passagem da água para o interior do cilindro central. O tipo de espessamento em forma de U observado é típico das monocotiledôneas.
  • E As características morfológicas (formato, coloração, tamanho das folhas e aspectos das flores) e anatômicas permitiram a identificação da espécie de gramínea que estava no tênis de JJ. Para isso o perito utilizou as informações citadas e uma chave de identificação taxonômica.

Encontre mais questões

Voltar