Prefeitura Municipal de Viana - Nutricionista (2019) Questão 40

A literatura é divergente quanto às repercussões da dieta vegetariana sobre a saúde. Vários estudos ressaltam que as implicações nutricionais destas dietas sobre os momentos fisiológicos de indivíduos ou populações tanto podem ser positivas quanto negativas (SOARES, 1990). Vale assinalar, ainda, que é difícil desvincular os efeitos sobre a saúde em consequência exclusivamente dos hábitos alimentares, pois além da dieta, vários fatores relacionados ao estilo de vida atuam sobre o estado nutricional e a saúde de vegetarianos e onívoros (LAMPE, 1999). Entretanto, RESNICOW et al. (1991) acreditam que a dieta seja, provavelmente, o mais importante componente do estilo de vida a conferir menores riscos quanto à prevenção de doenças não transmissíveis. Sobre o tema analise os itens a seguir:
I. As dietas vegetarianas têm sido indicadas como alternativa não farmacológica no manejo da dislipidemia.
II. Ainda não há evidencia de que estas dietas são efetivas na redução dos níveis séricos de colesterol total, lipoproteínas de baixa densidade (LDL colesterol), lipoproteínas de alta densidade (HDL colesterol) e não lipoproteínas de alta densidade (não HDL colesterol).
III. Todos tipos de vegetarianos têm como semelhança a retirada da carne da alimentação e, por consequência, apresentam um menor consumo de proteína animal, colesterol e gorduras saturadas.
IV. O indivíduo denominado vegano é aquele que adota o vegetarianismo estrito no âmbito da alimentação, mas que utiliza produtos de origem animal para outros fins, incluindo higiene, vestuário, entre outros.
Analisados os itens é CORRETO afirmar que:

  • A Existem dois itens incorretos.
  • B Existe apenas um item incorreto.
  • C Existem três itens incorretos.
  • D Não existem itens incorretos.

Encontre mais questões

Voltar