Questão 38 do Concurso Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo - Enfermeiro (2017)

"Um atentado suicida contra edifícios da segurança curda na cidade de Qamichli, no norte da Síria, deixou ao menos 44 mortos e 140 feridos nesta quarta-feira (27/07/2016). Segundo um balanço divulgado por meios de comunicação oficiais sírios, o Estado Islâmico reivindicou a autoria do ataque, segundo a CNN. Qamichli é controlada principalmente por curdos, mas as forças governamentais sírias cuidam do aeroporto e de alguns bairros da cidade, afirma a AP.”
(Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2016/07/1795833-pelo-menos-44-morrem-e-dezenas-sao-feridos-em-explosoes-nonorte-da-siria.shtml.)
Os curdos, a que se refere a reportagem,

  • A são os seguidores do islã pertencentes à ala mais radical, também conhecidos como fundamentalistas.
  • B formam um grupo étnico que inclui elementos de partes adjacentes do Irã, Iraque, Síria e Turquia, além de Armênia e Geórgia.
  • C são os povos estabelecidos em uma região rica em petróleo, e seguidores ferrenhos das ideias do ditador Saddam Hussein, mesmo depois de sua morte
  • D são também conhecidos como sunitas, e preconizam que os governos devem ser teocráticos e exercidos pelos descendentes diretos do profeta Maomé.