Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) - Técnico - Suporte em Infraestrutura de Transportes - Laboratório (2013) Questão 79

O comportamento e a durabilidade das estruturas de um pavimento estão intrinsecamente relacionados com as características dos agregados utilizados na sua produção, sendo uma delas a composição granulométrica. Em relação ao conteúdo granulometria dos agregados, é correto afirmar que:

  • A as curvas granulométricas de agregados uniformes apresentam formato semelhante ao símbolo matemático integral sendo esta curva alongada na vertical; curva típica de agregado do tipo macadame.
  • B o agregado tipo macadame é aquele que possui partículas de tamanho variado, apresentando curva granulométrica desuniforme, condição material ideal para impermeabilização do revestimento betuminoso.
  • C o filler, material utilizado em misturas asfálticas a quente, é caracterizado por ser um material fino e possuir diâmetro de partículas na sua grande maioria entre 0,60mm a 0,075mm.
  • D o agregado graúdo que recebe a denominação de graduação aberta é caracterizado como sendo um material mal graduado e contínuo, que apresenta finos suficientes para preencher os vazios de uma mistura asfáltica.
  • E agregados denominados granulometricamente de graúdos são os mais indicados e utilizados na produção de lama asfáltica, devido a sua reduzida área específica, fator este que conduz a um menor consumo de material betuminoso na mistura.