Prefeitura Municipal de Morro Agudo - Cirurgião-Dentista - Buco-Maxilo-Facial (2020) Questão 49

O período da dentição mista tem sido definido como um estágio de desenvolvimento dentário no qual dentes decíduos e permanentes estão simultaneamente presentes nos arcos dentários. A erupção do primeiro molar permanente marca o início da dentição mista.
Com relação a essa dentição, é correto afirmar:

  • A com a erupção dos primeiros molares permanentes, ocorre a decisiva “intercuspidação” da oclusão. As mudanças na relação oclusal que acontecem durante o período de erupção do primeiro molar permanente não são, entretanto, causadas pela erupção em si, mas pelo crescimento esquelético coincidente.
  • B os incisivos laterais, quando não irrompidos, localizam-se em posição intraóssea mais distal e por vestibular em relação aos incisivos centrais.
  • C a fase do “patinho feio” caracteriza o início da dentição mista. Nessa fase, os incisivos superiores apresentam palatoversão maior e convergência de longo eixo, de apical para incisal, determinando diastemas, especialmente na região da linha média.
  • D os diastemas da fase do “patinho feio” tendem a aumentar com a erupção dos incisivos laterais e normalmente se acentuam com a erupção dos caninos.
  • E a sequência de erupção na maxila é diferente da mandíbula, pois na mandíbula se inicia com a erupção do primeiro pré-molar, seguida pelo segundo pré-molar e, por último, ocorre erupção do canino.

Encontre mais questões

Voltar