Questão 43 do Concurso Prefeitura Municipal de Uberlândia - Engenheiro Agrônomo (2019)

A semeadura direta, sem preparo ou mobilização do solo, que surgiu como uma simples técnica de manejo com o objetivo básico de controle da erosão hídrica do solo, evoluiu para um sistema complexo e ordenado de produção agrícola, denominado, no Brasil, de sistema de plantio direto. Com relação ao manejo da fertilidade do solo nesse sistema de plantio, assinale a alternativa correta.

  • A O processo natural de acidificação do solo, que ocorre no tempo, não é intensificado pela deposição dos resíduos e pela aplicação de adubos nitrogenados (ureia e sulfato de amônio) na superfície do solo.
  • B A variabilidade das características químicas do solo, especialmente de fósforo disponível, é menor do que no preparo convencional, tanto no sentido horizontal como em profundidade no perfil do solo.
  • C Aaplicação superficial de calcário não se justifica em detrimento da manutenção das características físicas, principalmente a agregação, favoráveis à conservação e à elevação do nível de ordem (complexidade) do solo.
  • D Para a sua viabilização técnica e econômica, deve ser visto como um sistema de produção que abrange um complexo ordenado de práticas agrícolas inter-relacionadas e interdependentes, para formar e manter a palhada sobre o solo e, mais recentemente, a integração lavourapecuária.