Questão 34 do Concurso SEED-PR - Professor - Sociologia (2021)

As teorias clássicas desenvolvidas no âmbito da sociologia brasileira abordam principalmente a formação do povo brasileiro, a organização das instituições sociais e o desenvolvimento econômico do Brasil. A esse respeito, assinale a opção correta.

  • A As teorias desenvolvidas para explicar a formação do Brasil desconsideram aspectos da miscigenação como instrumentos relevantes para estudar o país.
  • B A escravidão ocorrida no território brasileiro, outrora colonial, é negligenciada nas produções sociológicas brasileiras devido a sua complexidade analítica.
  • C A sociologia brasileira é caracterizada por uma grande produção teórica relacionada aos fatores de miscigenação da população e pela influência que essa diversidade de etnias exerceu sob o desenvolvimento e a organização das instituições e estruturas sociais brasileiras.
  • D A sociologia brasileira analisa as desigualdades sociais e raciais no Brasil a partir de uma única perspectiva, conforme a qual a própria população é responsável pelas mazelas sociais existentes.
  • E A produção cultural e a formação da ética e da moral do povo brasileiro denotam aspectos socialmente construídos e não possuem relação com os processos de colonização no Brasil.