Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IF-BA) - Nível Médio (2015) Questão 16

Vivem hoje no mundo 1,8 bilhão de crianças e jovens, com idade entre 10 e 24 anos. Segundo o Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA), jamais o planeta abrigou tantos jovens. A maior parte desse crescimento ocorre em países em desenvolvimento, que concentram nove em cada dez jovens. Agrande proporção de jovens na população em geral dessas nações representa um potencial enorm e para impulsionar o crescimento econômico e é chamado de bônus demográfico.

Revista Atualidades. Guia do Estudante: Geografia - vestibular + Enem, 2° semestre 2015, p.150.)


Baseando-se nessa afirmação e em seus conhecimentos sobre dinâmica demográfica no Brasil e no mundo, podemos afirmar que:

  • A os países que não atravessaram a transição demográfica são os que mais podem se beneficiar da fase de bônus demográfico.
  • B um país vive um bônus demográfico quando, depois de ter crescimento populacional, o ritmo desse crescim ento aumenta de forma acelerada.
  • C cada país tem seu próprio ritmo de envelhecimento populacional, conforme o estágio em que se encontra na chamada transição demográfica.
  • D o Brasil não apresenta bônus demográfico, ou seja, não atingiu a transição demográfica, o que requer investimentos em educação e geração de empregos.
  • E transição demográfica é a alteração na estrutura etária na pirâmide populacional de um país. Geralmente, países pobres, com altas taxas de natalidade e mortalidade, têm pirâmides retangulares e vice-versa.

Encontre mais questões

Voltar